sábado, 30 de março de 2013

Projeto de Dissertação

Na fase final (projeto de dissertação) do curso Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica, leccionado na Universidade de Aveiro, propus-me a desenvolver um projeto que visa a integrar um projeto de maior dimensão, o Projeto Humanoide da Universidade de Aveiro- PHUA.

Este projeto, que tem sido desenvolvido por alunos em fase de dissertação, sob a orientação do Prof. Dr. Vitor Santos e Prof. Dr. Filipe Silva, conta já com o desenvolvimento de um novo corpo humanoide desde 2009.

O PHUA emcontra-se em desenvolvimento no Laboratório de Automação e Robótica - LAR, onde se encontram e por lá têm passado inúmeros estudantes e investigadores a desenvolver projetos para além do PHUA como o projeto ATLAS.

O meu contributo para o PHUA, será como o nome deste blog indica, o desenvolvimento de uma rede inercial composta por IMU - (Inercial Measurement Unit) e sua integração no robô humanoide com o objetivo de lhe atribuir capacidade de equilíbrio estático (pelo menos num primeiro plano), podendo esta rede inercial, quem sabe em projetos futuros, ser aproveitada em situações dinâmicas.